Páginas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Estrutura do Projeto "Recicla UFABC"

Tentei esquematizar o que seria a estrutura de um projeto, como se fosse uma idéia de conclusão pro blog, o que vocês quiserem mudar é só comentar ou criar outro post com as mudanças, tentei elaborar algo mais formal, pois amanhã é o ultimo dia. Espero que vocês curtam!

Sobre os questionários e os cartazes, acho que hoje a noite a gente divide as tarefas e chega amanhã com tudo pronto =]!!!


Titulo do Projeto:

RECICLA UFABC



Introdução:

Nosso blog projeto, começou com a discussão ampla e sem limites sobre ideologias, buscando uma ação afirmativa e sólida de como é possível melhorar o nosso mundo atual, escolhemos a área ambiental como foco. Analisando o desperdício que há na universidade do ABC, fomos em busca de meios para tornar o campus um local verde, respeitando o meio ambiente.
Com a utilização de alguns meios de publicidade e pesquisa, fomos em busca de divulgar a idéia de melhorias no campus e os resultados que serão vistos a baixo são interessantes.

Objetivos:

Entender o sentido e a amplitude das ideologias e com base nelas criar um projeto, no caso foi decidido um projeto com fins ambientais, levando este a ter os objetivos enumerados a baixo:

1 - Viabilizar a reciclagem de todo o lixo que é gerado no campus de São Bernardo da UFABC. Instalando lixeiras coloridas, possibilitando a separação do lixo entre orgânico e inorgânico (metais, papel, plástico,vidro). Além disso, mobilizar os alunos e funcionários do campus e ter uma visão de preservação e consciência que cada um tem em suas mãos o potencial para mudar o rumo do mundo.
2 - A busca por uma solução viável para a utilização ou não de copos plásticos no campus, entre outras posições que foram questionadas durante o projeto e o curso em si.


Referencial Teórico/Artístico/Visual

Dentro das várias postagens feitas é possível ver inúmeros assuntos que foram discutidos e pesquisados pelos membros do grupo, levando o blog inteiro a ser o referencial para o trabalho final, pois desde a discussão inicial em sala dobre o tema, até a evolução do mesmo e a sua conclusão com a idealização de um ato real, podem ser acompanhadas nos posts e nos seus comentários.
Foram abordados vários autores, videos de diferentes épocas e com os mais variados contextos, mostrando que a busca ideológica do grupo sempre foi a mais ampla e diversificada possível.


Métodos e Técnicas de Pesquisa:

Além do debate e discussão entre os membros do grupo e pessoas próximas, adotamos como fonte de dados para a elaboração do nosso argumento sobre a necessidade da instalação de lixeiras separadas no campus, entre outras medidas cabíveis, um questionário, com ele teremos a visão dos alunos e funcionários do campus sobre o tema e uma prova concreta da necessidade de efetuar algumas mudanças buscando melhorias na universidade, e levando esse resultado para ser analisado por autoridades da universidade.

Ação:

Elaboração de cartazes mostrando o impacto ambiental que a falta da reciclagem de certo materiais causa, levando as pessoas a terem interesse sobre o tema e entrando nessa luta conjunta com os membros do blog. Os cartazes, além de ser um meio visual e palpável, permitem que o publico alvo passe por eles e os que se sintam atrai-dos pelas imagens parem e tenham um meio de saber mais sobre a idéia e o projeto do grupo.

Resultados Esperados:

Instalação das lixeiras coloridas para a reciclagem de materias no campus da UFABC. Além disso, a geração de uma discussão sobre o tema, levando ao surgimento de novas propostas para a continua melhoria da universidade.

Referências Bibliográficas:

Todas as fontes utilizadas nos posts, blogs de referência (ao lado esquerdo do nosso blog) e textos propostos pela professora.






Nenhum comentário:

Postar um comentário