Páginas

domingo, 27 de junho de 2010

Em prol do bem comum?


Referente à este vídeo, é possível refletir sobre a Ideologia como forma de dominação, não todas, porém a maioria dos partidos políticos, por exemplo, mostram uma ideologia muito bonita na teoria para mascarar o verdadeiro interesse particular como chegar ao poder e tantos outros possíveis e imagináveis.. .E também certos grupos que para convencer novos adeptos, não revelam seus interesses particulares, mas todos em suas performances têm seus objetivos íntimos e compartilham de um ideário comum, isto é, um conjunto de idéias que formam a ideologia, nem todos possuem exatamente a mesma forma de pensar, entretanto chegam a um acordo em prol do bem comum, ou seja, do pensamento das pessoas sensatas.
Estas e as conclusões colocadas por Afonso no post abaixo foram discutidas entre o grupo. Discutimos, por exemplo, que as ideologias podem ser de várias formas, mas basicamente (ou uma delas) é considerada a forma de uma classe social, normalmente os mais influentes, dominarem outras pessoas através de um ideário comum, tendo por trás um interesse individual daquele que talvez deseja o poder, utilizando a propaganda e a alienação da massa, normalmente, que também apresenta seu interesse particular, implicitamente.
Além disso, discutimos as diversas formas de ideologia ou mesmo as formas de dominação. Usamos o exemplo do Nazismo, no Hitler em seu livro Mein Kampf consegue mascarar seu desejo e conquista muitos seguidores da sua ideologia. Além do Franquismo, explorado no post da Érica.
Também abordamos o tema das cotas e do bolsa Família como forma de ideologias e as dos partidos políticos, que utilizam estas políticas públicas para suavizar problemas com raízes muito profundas e complexas. Desse modo, tentamos mostrar a complexidade das relações humanas, da estrutura e da dinâmica da sociedade...

3 comentários:

  1. Foi divertido, nós em um bar sem beber discutindo Estrutura e Dinâmica Social. Dá pra perceber q em coisas cotidianas, podemos discutir tb assuntos sérios, q tenham grande impotância pra sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse vídeo, trazendo uma coletânea de vários momentos históricos que foram criados ou afetados diretamente por ideologias marcantes do passado/presente do planeta.
    Sobre o ponto de vista de a ideologia ser uma ferramenta de controle de massas, traçando "caminhos" para novas sociedades, guiando o povo para o interesse de uma elite, eu também concordo, pois em qualquer grupo, tanto social, quanto cultural, sempre houve ou há um cabeça que guia seus seguidores para o que ele mostrou com a sua ideologia ser o bem comum.

    ResponderExcluir
  3. Concordo José Luiz, as sociedades precisam de um líder que faça esse papel que vc pontuou. E nosso debate no barzinho foi muito proveitoso Anays!

    ResponderExcluir