Páginas

domingo, 27 de junho de 2010

"-Ideologia!" "-Ideologia?" "- Sim Ideologia!" "- Tá bom então!"

Falemos um pouco sobre o significado do termo ideologia, a seguir um trecho retirado do Wikipédia: (mas tenham calma não feche a janela ainda o wiki foi só pra irritar mesmo)

“Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica. No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo IDEÁRIO (coloquei o link), contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.

Para alguns, como Karl Marx, a ideologia age mascarando a realidade. Os pensadores adeptos da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt consideram a ideologia como uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades. Já o sociólogo contemporâneo John B. Thompson também oferece uma formulação crítica ao termo ideologia, derivada daquela oferecida por Marx, mas que lhe retira o caráter de ilusão (da realidade) ou de falsa consciência, e concentra-se no aspecto das relações de dominação.”

A princípio chega a ser curioso e meio duvidoso esse sentido “crítico” de ideologia, são poucas as pessoas que podem atribuir significado diferente do proposto pela visão neutra. Engraçado também o uso do termo "senso comum" (tá vendo eu disse que o "wiki" era só pra irritar. Talvez pela ofensa que possa parecer ter sido “enganado” o tempo todo eu cabei me seintindo meio assim, com raiva. Bom a seguir um outro texto muito interessante que vai nos explicar como essa visão crítica é avaliada. Texto do Prof.Dr.Silvio Gallo (Coordenador do Curso de Filosofia da Unimep e do Gesef Institute):

“O CONCEITO DE IDEOLOGIA.
A palavra ideologia foi criada no começo do século XIX para designar uma "teoria geral das idéias". Foi Karl Marx quem começou a fazer uso político dela quando escreveu um livro junto com Friedrich Engels intitulado A ideologia alemã. Nessa obra, eles mostram como, em toda sociedade dividida em classes, aquela classe que domina as demais faz tudo para não perder essa condição. Uma forma de manter-se no poder é usar a violência contra todos aqueles que forem contrários a ela. Mas a violência pode voltar-se também contra ela: a violência pode gerar a revolta do povo. É, então, muito mais fácil e mais eficiente dominar as pessoas pelo convencimento.


É aí que entra a ideologia: ela constituirá um corpo de idéias produzidas pela classe dominante que será disseminado por toda a população, de modo a convencer a todos de que aquela estrutura social é a melhor ou mesmo a única possível. Com o tempo, essas idéias se tornam as idéias de todos; em outras palavras, as idéias da classe dominante tornam-se as idéias dominantes na sociedade.


Essa classe que se encontra no poder vai fazer uso de todos os mecanismos possíveis e imagináveis para distribuir suas idéias para todas as pessoas, fazendo com que acreditem apenas nelas. Numa sociedade de dominação, essa é a função dos meios de comunicação, das escolas, das igrejas e das mais diversas instituições sociais. Onde houver pessoas reunidas, ou mesmo sozinhas, haverá uma forma de ideologia em ação.


A ideologia passa a dominar todos os nossos atos. Quando nos convencemos da verdade dessas idéias, passamos agir inconscientemente guiados por elas, ou seja, o corpo de idéias constituído atravessa nosso pensamento sem nos darmos conta e passamos a desejar o que o outro determina: quando compro um sabonete ou um creme dental, estou fazendo uma "escolha" que me foi determinada pela propaganda. Quando voto num candidato a prefeito, estou fazendo também uma "escolha" determinada pela propaganda pois, na democracia representativa, os discursos são construídos de forma ideológica para convencer o eleitor de que aquele candidato é o melhor. Não foi por acaso que o filósofo Herbert Marcuse afirmou que "na sociedade, os políticos também se vendem, como sabonetes".


Quando uma ideologia funciona de fato, ela se distribui por toda a sociedade, de forma a fazer com que cada indivíduo, em cada ato, reproduza aquelas idéias. O triunfo de uma ideologia acontece quando todo um grupo social está definitivamente convencido de sua verdade. Se todos estão convencidos, ninguém questiona, e a sociedade pode manter-se sempre da mesma maneira. De certo modo, o sucesso da ideologia está relacionado com o processo da alienação...”



E agora????
O que faremos? Será que todo esse tempo não temos vivido a realidade, e sim uma realidade mascarada como Marx afirmou?
As peças finalmente começam a se encaixar ou melhor, a aparecerem já que tais peças eram desconhecidas, e até então não havia nada de errado na nossa vida. Afinal são poucos os que hoje não têm acesso ao BÁSICO necessário a vida, não é?! (e mesmo assim ainda sinto um pouco raivoso.)



Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ideologia

http://www.appio.org/IDEOLOGIA.htm


6 comentários:

  1. Afonso, suas conclusões me fizeram lembrar o brilhante filme O Show de Truman com Jim Carrey e dirigigo por Peter Weir, porque mostra esta alienação e como os indivíduos nas suas diferentes performances mostram seus ideários, mas são convencidos com as propagandas. E no fim, Truman também fica furioso quando descobre a verdade, isto é, acaba com a alienação e mostra sua identidade.

    ResponderExcluir
  2. Sim...
    Na verdade a princípio eu pensei no mito da caverna.
    Mas sobre um olhar mais profundo o show de truman me é quase como uma "atualização" do mito da caverna, adaptando para a realidade e condições atuais da sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Está correto, a ideologia pode, e normalmente é, "USADA" para dominação, mas este não pode ser dado como conceito de ideologia, é a forma como a ideologia é utilizada. As coisas podem ser utilizadas de diversas maneiras, mas não necessariamente este seja o conceito das mesmas.

    ResponderExcluir
  4. conceito : "Representãção de um objeto pelo pensamento por meio de suas características gerais. Interpetração da experiência"

    conceito no caso eu usei pra se aproximar sobre o que seria a minha visão sobre "ideologia".

    Concordo com o uso do termo "usada" mas ainda acho que como instrumento a ideologia representa algo negativo.

    ResponderExcluir
  5. To incomodada com esse uso do termo ideologia como algo que mascara a realidade. Creio que a ideologia das classes dominantes nos é imposta, mas não podemos ver como a única existente. Tratar ideologia como mero instrumento de dominação é reduzi-la e tirar-lhe a complexidade que um estudo mais aprofundado demonstraria.

    ResponderExcluir
  6. Concordo totalmente com a Tatyane, além disso, pegar a concepção de um único indivíduo e tomar como verdade, não é uma boa forma de conhecimento. Deve-se analisar todos os lados.

    ResponderExcluir