Páginas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ideologia dos partidos políticos

Todos partidos políticos, seguem uma ideologia, 99,9% são teóricas, pois não são praticadas, abaixo estão as ideologias resumidas de alguns partidos.

PT - Apresenta-se como um partido de esquerda que defende o socialismo como forma de organização social. Contudo, diz ter objeções ao socialismo real implementado em alguns países, não reconhecendo tais sistemas como o verdadeiro socialismo. Na prática PT se caracteriza por uma presença forte do Estado na economia com programas sociais e aumento dos investimentos públicos em diversos setores.

PSDB – Partido de centro-direita que tem uma característica mais claramente de economia neoliberal. No poder o partido abriu as portas para investimentos estrangeiros e privados. Não interveio tanto na economia quanto o PT e promoveu as privatizações de quase todas as empresas públicas.

DEM – Os democratas são defensores da democracia, do exercício dos Direitos Humanos, da defesa da ética e também da economia de mercado e o liberalismo econômico é um partido de centro-direita.

PC do B - É um partido político brasileiro, baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo, com expressão nacional e forte penetração nos meios sindicais e estudantis, luta pela reforma agrária, distribuição de renda e igualdade social.

PSB - É um partido político de esquerda, que segue a ideologia socialista democrática.

PPS - Seus principais aspectos programáticos são a "radicalidade democrática", uma nova definição do socialismo, pautado no humanismo e no internacionalismo, o que o classifica para alguns como partido defensor da social-democracia.

PV - Os principais aspectos programáticos do PV são a economia de mercado regulada pelo Estado pautada no desenvolvimento sustentável São favoráveis ao respeito aos direitos civis, a paz, qualidade de vida e formas alternativas de gestão pública. Lutam contra as ameaças ao clima e aos ecossistemas do nosso planeta.

PP - É uma das forças políticas de direita no Brasil, propõe à construção de uma sociedade livre, democrática, justa, pluralista, solidária e participativa, em que se ressalte o absoluto respeito à dignidade da pessoa humana. .

PSTU - É considerado pela mídia brasileira como um partido de esquerda, mas seus integrantes afirmam que o seu regime de funcionamento de seu partido político é o centralismo democrático, a modelo do Partido Bolchevique Russo de Lênin e Leon Trótski, líderes da Revolução Socialista de 1917.

PSOL - É um partido político brasileiro de esquerda abriga diversas correntes de esquerda, algumas delas trotskistas e eurocomunistas, é contrário ao sistema capitalista e ao neoliberalismo.

Independente se você defende a esquerda, centro ou direita o que dá para perceber é que na teoria tudo é tão mais bonito, mais fácil . E no fim a maioria (não todos) os políticos são iguais e isso me faz lembrar uma frase que escutei de algum professor há anos atrás: “nada mais conservador que um liberal no poder. Nada mais liberal que um conservador na oposição

Fontes: http://www.gostodeler.com.br/materia/11654/aos_poucos_partidos_politicos_constroem_uma_identidade_ideologica.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_partidos_pol%C3%ADticos_no_Brasil

http://www.suapesquisa.com/partidos/

7 comentários:

  1. Adorei esse resumão das "ideologias partidárias" dos partidos brasileiros. Se você for mais a fundo terá muitas surpresas ...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Tatyane, e gostaria muito de descobrir o que dentro desta "caixa de surpresa" chamada política.
    Ah só uma duvida, ao dizer: “nada mais conservador que um liberal no poder. Nada mais liberal que um conservador na oposição”, é possível concluir que o conservador é liberal, assim como o liberal é conservador, então suas ideologias são equivalentes apesar de opostas??? Qual é então a função ideologica???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Myrian, a frase "Nada mais conservador que um liberal no poder, nada mais liberal que um conservador no poder" é uma análise do período político do governo de D. Pedro II, em que Liberais (ideologia favorável à independência do Brasil) e Conservadores (favoráveis à volta do Brasil à condição de colônia portuguesa) se alternavam no poder, embora com ideologias teoricamente opostas. Além disso, Liberais e Conservadores pertenciam a uma mesma posição social, a elite.

      Excluir
    3. Rapaz, depois posta aqui os livros que você leu e tirou essas conclusões fantásticas. Se for do MEC, nem posta por favor.

      Excluir
  3. Várias e várias incongruências. O PSDB partido de centro-direita? O PSTU centralista e ao mesmo tempo Leninista? PP de direita? DEM defensor do liberalismo? Por isso uma das fontes tinha que ser o Wikipedia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No post houve ética, ao menos citou as fontes. Quanto às incongruências, eu concordo. PSTU é extrema esquerda. E PSDB é Social Democracia, no mínimo Centro Esquerdista.

      Excluir