Páginas

domingo, 25 de julho de 2010

Consciência ambiental na UFABC

Como nosso blog refere-se à forma lata de ideologias, pensei em uma campanha que se enquadra perfeitamente, com o objetivo de convencer novos adeptos que se ainda não perceberam a situação passaram a reparar no todo complexo.
Reletindo a cerca da última aula de Estrutura e Dinâmica Social , um fato que já estava incomodando veio à tona. No Restaurante Universitário da Universidade Federal do ABC bloco Sigma em São Bernardo do Campo, quando os alunos terminam de almoçar ou jantar e vão jogar os restos dos alimentos e copos descartáveis usados na lixeira percebe-se a falta de separação visando a reciclagem.




Fotos do RU da UFABC bloco Sigma em São Bernardo do Campo. À esquerda o aluno Bruno Granero após o jantar e à direita a suposta lixeira da unidade.








É conhecimento de todos que as cidades produzem todos os dias milhares de toneladas de lixos e que este problema tende a piorar cada vez mais. Medidas eficazes precisam ser tomadas imediatamente , pois os aterros já não tem capacidade de absorver tanto lixo, além dos lixões a céu aberto e todas as suas consequências. Esta degradação torna nossa sobrevivência perigosa neste planeta.

Uma solução econômica e social para este problema, que atende até aos mais capitalistas além de beneficiar a sociedade, pode ser a coleta seletiva que visa separar os materiais recicláveis dos não recicláveis, promovendo reaproveitamento de grande parte do lixo, além de gerar empregos e lucro.














Os benefícios que esta atitude positiva proporciona são muitos como

• Diminuir o consumo de matérias primas virgens (muitas delas não são renováveis e podem apresentar ainda exploração dispendiosa);
• Contribuir para diminuir a poluição do solo, água e ar;
• Melhorar a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população;
• Prolongar a vida útil de aterros sanitários;
• Melhorar a produção de compostos orgânicos;
• Gerar empregos para a população não qualificada e receita para os pequeno e micro empresários;
• Gerar receita com a comercialização dos recicláveis;
• Estimular a concorrência, uma vez que os produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens;
• Contribuir para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.

Os materiais que podem ser reciclados são geralmente papéis, vidros, plásticos e metais.

E o lixo orgânico, isto é, os restos de comida desperdiçados no RU?

Em primeiro lugar, é preciso haver a campanha de conscientização sobre colocar no bandejão o suficiente para se alimentar. Para isso é necessário criar a cultura de que não há problema em repetir a refeição, ou seja, se a quantidade não foi suficiente e o aluno ainda está com fome, não deve haver problema se ele retornar e pôr mais um pouco de comida visando o não desperdicício de se servir excessivamente e não conseguir comer tudo, o que é bem comum de ocorrer.

Em segundo lugar, o lixo orgânico precisa receber um tratamento cuidadoso, porque pode trazer consquêcnias indesejáveis para a sociedade como doenças, contaminação da água e do solo através do chorume, líquido viscoso e com mau cheiro produzido da decomposição do lixo orgânico.

Assim, ele pode ser depositado em aterros sanitários com as normas de saneamento básico e tratamento de lixo devidamente seguidas e o auxílio da população que pode separar o lixo orgânico dos demais lixos. Como os aterros sanitários já estão se esgotando, alternativas como produção de energia (biogás) com o gás metano gerado também da sua decomposição e produção de adubo orgânico, muito utilizado na agricultura, através do processo de compostagem que envolve transformações complexas de natureza bioquímica, promovidas por milhões de microorganismos do solo.

CAMPANHA CANECA JÁ!


Além da extrema importância da separação do lixo, a enorme quantidade de copos descartáveis jogados fora diariamente no campus é preocupante. Como exemplo, há a Campanha Copo Zero promovida pelos alunos da Universidade de São Paulo. Com a inauguração do Bacharelado de Ciências e Humanidades da UFABC e do campus em São Bernardo do Campo esta é uma proposta que precisa ser considerada logo pensando nos próximos ingressantes, pois a quantidade de alunos tende a aumentar a cada ano. Com base no exemplo da USP, temos objetivo de promover o uso de canecas plásticas nos restaurantes e bebedouros da unidade em prol de reduzir o uso de copos plásticos descartáveis, proporcionando a diminuiçãoo do acúmulo de lixo gerado por eles. Esta prática também visa minimizar o consumo excessivo de materiais, evitando a extração de mais recursos naturais e o uso de energia em sua produção.


Ressaltando que as canecas podem ser usadas em qualquer ocasião como festas e reuniões a fim de evitar o uso dos copos descartáveis


Como uma unidade federal e por ser uma universidade tão renomada que vamos construir juntos, alunos e funcionários devem se unir em prol destas campanhas para a para esta atitude positiva se expander por todos que frequentam a faculdade.





http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lixo_organico.htm

15 comentários:

  1. Ae Jéssica.

    Além de elogiar o belíssimo modelo que vocês conseguiram para a foto, sou favorável à proposta.

    Primeira de redução dos copos de plástico, que é algo bem fácil e pode ser uma bonita propaganda que incentive outras similares.
    Segundo de dar um bom destino ao lixo orgânico.
    Será que o pessoal da bio abraça a ideia de fazer uma caixa de minhocas?

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Comédia essa foto do Bruno. Adorei o post, como esse blog é um projeto, acho q nós podemos tentar solucionar ao menos alguns dos problemas descritos no post.Acredito tb q lixeiras de materias recicláveis deveriam estar em todo o campus.

    ResponderExcluir
  3. Espero realmente q esta campanha incentive outras similares Bruno, mto obrigada por ter sido o modelo rs
    E Anays temos q fazer a desconstrução e utilizar este espaço p/ formar novas ideologias, concordo em colocarem lixeiras de materias recicláveis em td o campus ;)

    ResponderExcluir
  4. Acho q não temos só q tentar formar novas ideologias, acho q com ele tb temos a oportunidade de tentar modificar oq acreditamos q não seja correto.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom post, péssimo modelo!

    Concordo com a Anays, onde estão as lixeiras? A Jessica, o Bruno, o Artur e eu estudamos todos na Termomecanica e temos um bom parâmetro! Lá as "lixeiras coloridas" estão por toda parte, em todos os corredores, no refeitório, o uso de uma bandeja de metal com divisórias facilita na visualização da quantidade de cada alimento e após a refeição tudo é separado. Os copos tem um local específico, as cascas de frutas outro, os ossos de frango outro diferente e os restos de comida ainda outro. Não é à toa que a TM tem ISO 9001 não sei que mais...

    Realmente devemos lutar para que isso também seja implementado na UFABC, assim como a Anays disse, temos, todos nós, membro desta universidade, que modificar o que acreditamos que não seja correto...

    :)

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pessoal,
    Pensei exatamente na instituição de ensino Termomecanica que é um ótimo exemplo a ser seguido, além das canecas da USP, um ótimo exemplo também p/ modificarmos o que não consideramos correto.

    ResponderExcluir
  7. Identificar um problema é um passo muito importante para que novas posturas sejam tomadas. É impressionante como nos acostumamos com alguns hábitos, até que alguém nos desperte para a realidade. Muito bem elaborado o texto, e bem apresentado estéticamente.
    P.S: O que o Raphael, com essa cara de bolacha trakinas postada, quer falar do modelo? é o sujo falando do mal lavado. RsRs

    ResponderExcluir
  8. É isso aí pessoal, agora td isto deve ser aplicado na prática. Valeu e gostei da obs do Ronaldo rsrsrs
    :)

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Realmente este é um dos problemas que se apresenta na UFABC, afinal, somos poucos agora, mas a universidade esta crescendo, em pouco tempo produziremos muito mais lixo, e sem iniciativa que se oponha a maneira que está, o problema só tende a piorar.

    Temos que ver como faremos para que isso seja mudado, afinal ..

    um conjunto de ideias, constroi um ideário, mas se estas idéias forem colocadas em ação, e tiver força suficiente para mover e convencer outras pessoas que está correta, bem ..
    pra mim é IDEOLOGIA usada da melhor forma possível (:

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. realmente esse é um problema que tem que ser discutido a trabalhado, pois a realidade atual é insustentável.

    ResponderExcluir
  13. Raphael é só brincadeira pq removeu seu comentário? gostaria de lê-lo pq gosto da sua criticidade, principalmente no blog de Interdisciplinariedade, pode ficar a vontade aqui tbm!
    E o problema da sustentabilidade é primordial p/ o momento pq tende a piorar de maneira significativa nos próximos anos se nada for feito, portanto é preciso de políticas imediatas que visem o longo prazo.

    ResponderExcluir
  14. Exclui porque não tinha nada a ver com o post...
    ai achei melhor apagar para não sair do foco!
    Não era nada de mais...

    Mas então, discutir todos discutem...
    vocês pretendem tirar isso do papel (ou melhor, do post)?
    Claro que com a colaboração de todos.

    ResponderExcluir