Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Se a ideologia existe, tem um porque, temos que entender ele . . .

Peço desculpas pela minha ausência, mas tive com uma infecção na garganta que teve outras evoluções e só agora estou voltando a ter condições de ir para as aulas e voltar a ter uma vida normal.

Lendo os últimos post, vi que a discussão passou pela utilização das ideologias como forma de domínio, como forma de trazer um caminho para um povo e vi também vários exemplos de casos históricos, como é possível ver no vídeo postado pela Jessica, que eu particularmente achei muito interessante, e pegando o exemplo que a professora deu em sala de um trabalho de sucesso do ultimo período, brincar com as imagens, entrevistas e qualquer outra forma de metodologia que transmita emoção, acaba tendo um valor maior, pois atinge um publico mais amplo.

Entrando no tema que eu quero abordar nesse post são as diferentes linhas que podemos seguir sobre a visão ideológica dentro da política, se essa for mesmo a ideologia que mantermos em foco, pois como pode ser visto no vídeo do blog da disciplina (Chimamanda Adichie: O perigo da história única) uma unica visão sobre um tema acaba sendo cega, pois qualquer fato que já ocorreu na história, nos foi contato de um jeito, por alguém, para defender a ideologia que ele queria, como foi citado pelo grupo Checkpoint Charlie de querer ver a visão de dentro da divisão do muro de Berlin, pois a verdade que lemos nos livros é apenas uma utopia da realidade que eles viviam lá.
Então o que eu queria sugerir para o nosso tema seria escolher um momento político do passado, e aplicar todo que estamos pesquisando sobre ideologia política nele, e com isso tentar mostrar para a classe e para quem se interessar, todas as historias que co-existiam naquele momento.
Deixo em aberto qual fato político poderia ser, se algo nacional ou internacional, das ultimas décadas ou de um passado mais distante, mas gostaria de expor esse ponto para vocês, pois como o nosso tema é abstrato, acho interessante usar algo concreto para exemplifica-lo.
E no mundo das possibilidades, poderíamos até desbravar as conseqüências desse fato na vida moderna, escolhendo uma classe social, cidade, bairro, para mostrar da onde vem a muitas vezes armadilha histórica que eles são obrigados a viver.

Bom aguardo a opinião de vocês sobre essa idéia e também como nenhuma opinião ou ideologia é a dona da verdade, espero que ela pelo menos ajude nos futuros caminhos do nosso projeto!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Achei a ideia muito interessante José Luiz, até pq está ficando complicado responder à questão da prof do dia da apresentação de que precisamos abrir ainda mais o leque, pq talvez nos fechamos em duas formas de ideologia como o Afonso colocou nos slides e precisaríamos pegar outros períodos históricos para continuar defendendo ideologia pós-Marx e Engels. Estou pesquisando a respeito e tbm sobre um período que mostre melhor o que pretendemos. Alguém tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo, nosso tema é muito abstrato, precisamos ao mesmo tempo que afunilar, expandir o assunto e trazê-lo para o real, contextualiza-lo.

    ResponderExcluir