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sábado, 10 de julho de 2010

IDEOLOGIA: DESEJO, VONTADE, NECESSIDADE.

Vou colocar um texto que achei faz um tempo que mostra uma visão bem interessante sobre a ideologia do capitalismo.

Mas o que faz com que o poder de convencimento da ideologia seja tão forte? Se ela é constituída por idéias que falseiam a realidade para que na sociedade tudo continue como está, por que as pessoas simplesmente não se revoltam contra ela?
É parece que a coisa não é assim tão simples. Se fosse, não estaríamos imersos em todo esse processo de dominação e submissão das pessoas.
Para tentar entender o processo de "funcionamento" da ideologia, voltemos à questão da propaganda. O que leva um sujeito a fumar Hollywood? Por que ele não se dá conta de que seu sucesso não depende do cigarro que ele fuma ou deixa de fumar?
É claro que todo indivíduo deseja ter sucesso na vida. Mas também é evidente que, numa sociedade de dominação e desigualdades, o sucesso não é possível para todos. Para que alguns possam ser muito bem - sucedidos, é necessário que muitos outros permaneçam na miséria. Se for alardeado pelos meios de comunicação que o sucesso não é possível para todos, certamente teremos uma boa dose de inconformismo social que pode levar até mesmo a violentas revoltas. A ideologia trata então de disseminar a idéia de que vivemos numa sociedade de oportunidades e de que o sucesso é possível, bastando que, para atingi-lo, cada indivíduo se esforce ao máximo. Em contrapartida, vemos milhões de pessoas vivendo na miséria...
Às vezes, alguém se esforça ao limite, mas nada de chegar ao sucesso . Ele permanece como um ideal, um sonho quase inatingível, mas do qual não abrimos mão, do qual jamais desistiremos. Quando esse indivíduo vê o belíssimo comercial do cigarro que estampa a imagem do sucesso, algo desperta, bem lá no íntimo de seu ser. Inconscientemente, ele associa a imagem do cigarro à imagem do sucesso, e renova suas forças na busca de obtê-lo. Fumar Hollywood é ser bem - sucedido, embora, na verdade, ele continue insatisfeito com seu trabalho, seu salário, com seu casamento...
Você já deve Ter conseguido perceber o que estamos tentando explicar: a ideologia funciona tão bem porque age atravessando e invadindo o íntimo das pessoas. E embora seja um corpo de idéias, não domina pela idéia, mas pelas necessidades criadas por essas idéias, pelos desejos que elas despertam. O discurso ideológico é aquele que consegue tocar nas vontades e ambições mais íntimas de cada indivíduo, dando-lhe a ilusão de sua realização. Alguém fuma Marlboro e tem a ilusão de sua realiza sua vontade de ter acesso a um outro mundo, a uma terra de liberdade, um pasto para cavalos , lugar de homem corajoso e forte que, com bravura, realiza-se no que faz; alguns passam a ver seu patrão como um ideal a ser alcançado, como alguém que gostaria de ser, imaginando que ele alcançou o sucesso, tem tudo o que quer e é feliz; alguém tem a vontade de tomar a vitamina Eletrizan para ter mais energia; alguém quase careca usa um xampu que lhe promete uma abundante cabeleira, e assim por diante.
Para sermos mais enfáticos, além de lidar com as necessidades e as vontades e de influenciar os desejos das pessoas, a propaganda produz outras necessidades e administra sua satisfação, de modo que cada um tenha uma ilusão de felicidade, uma ilusão de prazer e se acomode à situação vivida de sempre querer mais. O consumismo nada mais é do que a afirmação dessa realidade de realizar os desejos dos outros como se fossem nossos. Por que você sempre precisa usar uma roupa de grife? Ou cortar o cabelo de acordo com a moda? Enquanto você consome, suas vontades vão sendo realizadas, mas, ao mesmo tempo, novas necessidades vão sendo criadas, de forma que é praticamente impossível escapar dessa "roda viva". Enquanto você consome, não questiona a sociedade na qual vive nem que o leva a consumir tanto.
No âmbito da política, a ideologia aparece da mesma forma. Observe as propagandas em época de eleições. Elas sempre tocam nas necessidades básicas das pessoas. Os candidatos que saem vencedores nas eleições são sempre aqueles que melhor conseguirem tocar nos desejos dos eleitores, que conseguiram produzir neles a idéia de uma satisfação futura. Desse modo, nem sempre votamos nos candidatos que poderiam defender melhor nossos interesses sociais; na maioria das vezes, ao contrário, votamos naqueles que, de algum modo, prometem uma satisfação para nossos desejos.

Prof.Dr.Silvio Gallo


E aí vocês acham que esse tipo de manipulação é possível?
Será que podemos comparar com o tipo de manipulação feito em MKULTRA ?

Comentem aí

4 comentários:

  1. O artigo expressa de forma clara a forma de atuação do "capetalismo" atual, que nos vende idéias de sucesso, felicidade, prazer, saúde e bem estar enlatadas parceladas em até 60 vezes no cartão. Como seus produtos são instantâneos, não suprem nossas necessidades verdadeiramente e nos fazem consumir mais e mais. Certa vez ouvi um consultor de empresas dizer que o cliente não sabe o que quer, é a empresa que deve direcionar os desejos do cliente. Será que chegamos a tal nível de falta de autonomia? Até quando vamos operar no automático? Será que sair desse estado é melhor ou irá nos deixar mais perdidos? A ciência evoluiu bastante em áreas como psicologia, cognição, comunicação, propaganda e em outras áreas que ajudaram a criar um sofisticado sistema de controle e influência sobre a vida das pessoas. Resta-nos saber qual a margem que sobra para tentarmos ser donos de si, se é que sobra ... rss

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  2. Muito interessante esta visão de manipulação da ideologia do "capetalismo" posta pelo Prof. Silvio Gallo, porém acredito que como estavamos afirmando antes em uma das visões sobre a ideologia, que ela vinha por trás escondida, podemos perceber que ela vem na dianteira, isto é muio perceptível nas propagandas que como esse artigo mostra estão diretamente ligadas à ideologia. É possível comparar com o tipo de manipulação feito em MKULTRA pq muitos "tomam a droga" e não percebem e no fim as consequências são terríveis para ambos os casos...
    É incrível mesmo como criaram tanta sofisticação para manipular as pessoas e como a cada dia alguns se sentem mais presos com este sistema.

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  3. Realmente é muito estranho perceber q as vezes somos tão facilmente influenciados. Acho q desde q começei a universidade, não foram poucas as vezes q me peguei entrando de cabeça no consumismo e aí parava pra pensar se realmente nessecitava daquilo e muitas vezes a resposta era não. Apesar do tema, o real motivo da existência desse blog é nos fazer pensar e questinar uma série de coisas, pra mim isso já está acontecendo.

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  4. Essa ideologia que leva as pessoas a compras excessivas, fruto de suprir sonhos que a sociedade coloca goela a baixo nela acaba gerando contrastes. Hoje é possível você ver uma funcionário tendo uma tv de melhor qualidade que o seu próprio patrão, entre outros bens como computadores, carros e etc.. Porém o ponto é se esse funcionário quis ter algo melhor que o seu superior dentro dos seus limites e dos limites de financiamentos do mercado, ou se ele comprou pelo apelo da media e pessoas com melhor grau de informação não caem no mesmo apelo [chefe] da mídia.
    Vejo que a manipulação citada é decorrência da carência de conhecimento do povo, junto com as intenções capitalistas das empresas do mercado. Não julgo as empresas, pois elas visão o lucro, então buscam vender cada dia mais. A raiz do problema está realmente na estrutura atual dos países que não conseguem difundir um conhecimento mínimo necessário para o seu povo ter livre arbítrio para pensar.
    Pensando no caso do MKULTRA, lá o governo se utilizou da população como testes de laboratório. Em contra partida, varias empresas fazem testes públicos pagos de seus produtos ou possíveis produtos. Existem similaridades, sim, pois no fundo em ambos os casos as pessoas eram cobaias para futuras manipulações humanas, tanto psicológicas como em MKULTRA ou de consumo como as empresas fazem.
    É uma discussão longa até onde é certo você induzir alguém a fazer algo é certo ou errado, mas a ideologia do mundo publicitário pensa primeiro nos resultados e as vezes no cliente, por isso até foram criados orgãos reguladores aqui no Brasil como o CONAR (Conselho de Autorregulamentação Publicitária), entre outras coisas foi ele que tirou do ar comerciais como o da devassa, o do siri entre outros, no primeiro caso pela falta de roupa da Paris Hilton, no segundo porque animais atraem crianças, com isso seria um incentivo a elas beberem cerveja.

    Pra encerrar esse comentário/post queria a opinião de vocês sobre órgãos como esse Conar que decidem por nós o que é certo ou errado.

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