Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Preconceito, uma ideologia cancerígena!

“A ideologia se situa no imaginário de cada membro da sociedade e esta vai estabelecer os padrões que deverão ser vivenciados por cada membro dessa “coletividade social”.”
“O preconceito pode ser definido como uma postura ou ideia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos padrões de uma sociedade. “


Me espantei agora. Como deixamos o “preconceito” de fora no nosso blog.
O preconceito nada mais é do que um dos frutos de visões ideológicas, ou até propriamente uma visão ideológica.
Essa visão tenta fazer com que a sociedade se incomode com qualquer coisa que esteja fora dos padrões definidos. Quem definiu? E que padrões?

O preconceito rouba o direito de ser o que é.
Tenta padronizar a sociedade em uma coisa só.
Podemos hoje notar esses padrões muito facilmente, como por exemplo, o padrão de beleza que mexe com a cabeça de tanta gente que acaba buscando uma magreza doentia, ou mesmo o padrão sexual que exclui a escolha da sexualidade, ou mesmo o relacionamento padrão.
Não é possível que em tantos milhões de pessoas se alcance um comportamento padrão. Um mundo que não apresenta diferenças, divergências, se não existem diferenças, não existem mudanças, e sem isso estagnamos.

Ser diferente é quase como um tapa na cara da sociedade, o preconceito hoje aparece de forma muito mais simples e despretensiosa do que se pode imaginar. As “brincadeiras” ou piadas preconceituosas são cada vez mais comuns. Como podemos explicar a atitude que algumas pessoas sentem ao se deparar com um negro, um gay, um obeso, ou qualquer outro exemplo que não se encaixe na normalidade da sociedade.
Porque existe essa raiva, será que a alienação já tomou conta tanto assim da mente da sociedade que pode inflar essa raiva dentro das pessoas sem que elas saibam ao menos se justificarem.

Nem mesmo as crianças são perdoadas e não me refiro só as crianças que sofrem com o preconceito mas também as crianças que o fazem sem mesmo perceber o porquê que já foram um pouco corrompidas pela situação atual.
Vejam esse trecho da folha de são Paulo de 25/11/07

“Gustavo*, não tinha nem três anos quando saiu com esta: "Mãe, por que o Henrique é preto? Eu posso brincar com ele?"
link da reportagem aki

Detalhe: Os pais do Gustavo e o próprio Gustavo não são brancos.

Como um garoto de menos de 3 anos pode ser preconceituoso?
Simples olhe ao redor. Quantas piadas não aparecem todo dia na TV ridicularizando pessoas acima do peso, que usam óculos, homossexuais? O preconceito é como um câncer na sociedade, ele avança mesmo que sem ser percebido, ele muda.
Tudo pra que a sociedade seja composta apenas de pessoas “normais”.

Se for assim termino com uma citação do meu livro favorito.
“Deus, livrai-me dos “normais”!"
Augusto Cury em "O vendedor de sonhos"

5 comentários:

  1. O mais impressionante talvez seja as crianças serem corrompidas com esta ideologia cancerígena logo q começam a perceber o seu redor. Logo que os padrões do capitalismo impõem a "normalidade" e que ser diferente é vergonhoso e humilhante. Talvez a solução seja a educação de berço, e os mais idosos com esta ideologia estão perdidos?

    ResponderExcluir
  2. Relacionado com este post,recomendo que deem uma olhada na postagem do blog de EDS de ontem q tem bastante a ver com esta ideologia cancerígena.
    Olhem este trecho: "as autoridades policiais locais estão inquietas, uma vez que o grupo de Ready é fortemente armado e se identifica com o Movimento Nacional Socialista, uma organização que acredita que apenas brancos, heterossexuais e não-judeus devem ser cidadãos americanos e que todos que não são brancos devem deixar o país "pacificamente ou pela força". "Nós não vamos mais sentar e esperar pelo governo", disse Ready. "Isso é o que nossos pais fundadores fizeram."
    São neonazistas explicítos. Viram a foto? A expressão de terrorista dele e este terrível preconceito me aterroriza, tanto qto a ideologia Nazista!
    E olhem a obs da prof.a a respeito disto: "porque enquanto ficamos na moleza, só com boas idéias e intenções, mas sem mover uma palha para mudar pelo menos o nosso entorno, vejam o que os antidemocráticos fazem: trabalham duro e sem descanso pelo autoritarismo e pela intolerância! ACORDA CAMBADA!!!!!!!!!!"
    Não pude dxar de rir com a honestidade dela e o fato me incomodou bastante pq ficar aki escrevendo em um blog é mto mais facil do sair por ai e agir como este grupo fez, pena q com a pior das intenções!

    ResponderExcluir
  3. Afonso muito fera esse post!!!! E já tocando no assunto convido-os a serem os primeiros a participar da proposta de dicussão que "postei" no ShoutMix Chat do blog da matéria! Enjoy!!!!

    Não acho errado tratar a questão como um "Cancêr", mas analogicamente falando a doença em si ainda não tem cura, mas o preconceito sim! E sabemos muito bem a quem cabe tal "remédio".

    Nessas horas que gostaria de ter uma foice e ceifar isso da humanidade....x/

    ResponderExcluir
  4. Gente por favo, leiam "Ceifar" metaforicamente hein!!!! ahuahuahuahauhu xP

    ResponderExcluir
  5. Legal vcs tocarem nesta questão. Mas é importante diferenciar preconceito de discriminação! Um pode ocorrer em decorrência do outro - na verdade isso é o mais provável. Não me desce essa conversa toda "tábula rasa" da sociedade corrompendo as criancinhas. Entendam que eu não quero dizer que a sociedade não pode ou não exerce uma influência negativa sobre as nossa crianças - e não somente sobre elas - mas que é importante saber que muito do que temos como comportamento preconceituoso é detectado em crianças muito jovens (<1 ano). Não quero passar por determinista, mas ignorar essas questões genéticas ao lidar com esses assusntos é, no mínimo, leviano.

    ResponderExcluir